Mato Grosso
Banhistas ficam ilhados durante temporal e são salvos após 6 horas de buscas em Mato Grosso
Compartilhe:
Nove banhistas ficaram ilhados neste domingo (30), após fortes chuvas em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá. Eles estavam na Cascata dos Namorados e o fenômeno conhecido como “cabeça d’água”. O resgate foi feito pelo Corpo de Bombeiros e durou quase 6 horas.
A cachoeira está localizada no Parque Serra Ricardo Franco. Por conta das fortes chuvas, a operação de resgate e salvamento teve duração aproximada de 5 horas e 40 minutos.
Os nove banhistas foram resgatados sem ferimentos graves, segundo os bombeiros.
Um grande contingente foi envolvido na operação de resgate brigadistas, guias e voluntários ajudaram o Corpo de Bombeiros na localização e resgate dos banhistas.
Cabeça d’água
Banhistas ficaram ilhados por seis horas em Vila Bela da Santíssima Trindade — Foto: Reprodução
Segundo os bombeiros, a “cabeça d’água” acontece quando grandes volumes de água descem após se desprender de obstáculos que se formam ao longo de seu percurso nos períodos de seca.
Quando ocorre, grandes volumes de água e sujeira são deslocados por toda sua extensão.
Situação de calamidade
Também no município, a MT-199 foi interditada nesta segunda-feira (31), após chuvas intensas durante esses fim de semana. O prefeito Jacob Andre Bringsken (MDB) estuda decretar situação de calamidade no município. Já são aproximadamente 24 horas de chuvas no município.
De acordo com a prefeitura, a Cascata dos Namorados encheu com as chuvas e o rio transbordou cobrindo a ponte da estrada com água.
Além da Cascata dos namorados, o Córrego do Jatobá também transbordou e a água passou por cima da ponte.
Segundo o prefeito, toda a região do Parque Ricardo Franco está interditada, porque os pontos turísticos estão alagados.
G1.globo.com